segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Entrevinda

O que finda?
As ilusões ou os sonhos?
Nada finda, tudo se transforma.
Nós, os poetas pensamos assim.
Para o próximo ano, algo novo,
Novos sonhos, novas ilusões.
O novo é aquilo que você não fez,
é o que ainda vai realizar.
O que importa é a entrevinda.
Porque é nisso que a vida muda e acontece.
Que seja finda a paz!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Beethoven - Sonata ao Luar (Moonlight Sonata)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CULTURA E PROGRESSO

POR ROD PEREIRA.

Cultura é civilização, progresso e desenvolvimento de um grupo que deseja dias melhores. Que deseja existir com dignidade. É transversalmente pela Cultura que seremos alguém. Que descobriremos o nosso exato papel dentro da comunidade e conseguiremos sair do poço do subdesenvolvimento esmagador e vergonhoso, para alcançarmos a tão esperada e falada “cidadania”, que nada mais é do que a qualidade de cidadão consciente dos seus direitos e deveres para com a sociedade em que vive.
Contudo, existe um julgamento de que num país subdesenvolvido, pobre e carente como o Brasil, fazer cultura ou “mexer” com cultura é coisa de rico, coisa quase impossível para nós simples mortais assalariados, para não dizer perda de tempo ou dinheiro (ou as duas). Alguns chegam a dizem que cultura não enche barriga de ninguém, não dá moradia, saúde, segurança… Só aperfeiçoa o espírito, mas não dá lucro muito menos dá voto e se não dá votos, não é importante e principalmente Cultura não resolve os básicos e eternos problemas do povo brasileiro, problemas esses, que há anos se arrastam sem solução e já se transformaram num excelente blá-blá-blá de palanque para controlar e assim contar com os votos em época de eleição.
Escondido por esse tipo de pensamento, tão falso quanto vários outros fabricados por aqueles que prestam um mau serviço a cada um dos 5.565 municípios; aos 26 Estados e Distrito Federal, mas principalmente a você. Voltando a realidade, o tempo vai passando e nada, ou quase nada é feito para reverter esse quadro de inércia e incompreensão cultural que estamos submetidos, prejudicial país, sim, mas principalmente muito mais prejudicial aos municípios que compõe a nossa região que necessita de Educação e de Cultura para se estabelecer com competência dentro do contexto da nova ordem econômica.
Nos tempos atuais, quando se fala muito em “cidadania”, deveríamos dar mais atenção à Cultura como forma de libertação, de desenvolvimento e de progresso social. Povo sem cultura será sempre um povo amordaçado. Sem voz. Sem vez. Que não se conhece como cidadão para poder reivindicar seus direitos civis e políticos. Será sempre um povo sem identidade própria. Fadado a viver como uma Maria-vai-com-as-outras, pau-pra-toda-obra, mão-de-obra barata, encurralado feito gado, dependente da barganha de votos para poder ganhar minguadas cestas básicas.
Cultura não se reduz, como muitos pensam, apenas em entretenimento ou passatempo. Ela é, também, um veículo de transformação e renovação de um grupo social. É preciso encará-la como educação. Educação através da música, da poesia, da literatura, das artes plásticas, do teatro, do cinema, do vídeo … Cultura é educar o povo. É fomentar políticas que promovam o debate, a pesquisa, a inclusão social e a conscientização do dever de preservar o ambiente urbano. É trabalho do dia-a-dia e não apenas do Dia da Cultura. É ensinar o povo a se expressar com clareza para melhor ser ouvido. A ter bons hábitos e costumes, noção de valores que formam a sua identidade, noção de regras de conduta, de higiene, de saúde e etc. Ensiná-lo a não jogar lixo no chão, a plantar uma árvore e uma flor. A respeitar o Patrimônio Público, a casa onde mora, a rua que pisa, o gramado do jardim, o banco da praça onde se senta ou dorme, por infelicidade do destino.
E, ainda, esclarecer que cada cidadão tem o direito de exigir das autoridades o cumprimento das promessas feitas nos palanques e uma melhor qualidade de vida. Cultura é reciprocidade de interesses e de ideais. É a luz que ilumina o caminho e abre as portas da compreensão mútua e da percepção. Cultura é tudo. Representa um todo integrado, em que cada pessoa se articula com as demais. É exclusividade do ser humano, porque ele é quem faz Cultura para transmitir às gerações futuras. É memória. É história. É filosofia. É arma contra a violência, contra as drogas, contra o preconceito e contra a criminalidade.
POR ROD PEREIRA.

domingo, 27 de novembro de 2011

TUDO CERTO E NADA RESOLVIDO

Até o momento, TUDO CERTO E NADA RESOLVIDO.
Assim estão os Agentes:
Esperando e com a certeza da incerteza.
Quando será? O que será que será????????
-----------------------------

O Que Será
Chico Buarque

O que será, que será?
Que andam suspirando pelas alcovas
Que andam sussurrando em versos e trovas
Que andam combinando no breu das tocas
Que anda nas cabeças anda nas bocas
Que andam acendendo velas nos becos
Que estão falando alto pelos botecos
E gritam nos mercados que com certeza
Está na natureza
Será, que será?
O que não tem certeza nem nunca terá
O que não tem conserto nem nunca terá
O que não tem tamanho...

O que será, que será?
Que vive nas idéias desses amantes
Que cantam os poetas mais delirantes
Que juram os profetas embriagados
Que está na romaria dos mutilados
Que está na fantasia dos infelizes
Que está no dia a dia das meretrizes
No plano dos bandidos dos desvalidos
Em todos os sentidos...

Será, que será?
O que não tem decência nem nunca terá
O que não tem censura nem nunca terá
O que não faz sentido...

O que será, que será?
Que todos os avisos não vão evitar
Por que todos os risos vão desafiar
Por que todos os sinos irão repicar
Por que todos os hinos irão consagrar
E todos os meninos vão desembestar
E todos os destinos irão se encontrar
E mesmo o Padre Eterno que nunca foi lá
Olhando aquele inferno vai abençoar
O que não tem governo nem nunca terá
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não tem juízo...(2x)

Lá lá lá lá lá……..

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ACESSE

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=941816378752267707&mt=os&bid=4107845358198812647

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FALA COMUNIDADE: AGENTES DE CONTROLE DE VETORES.

FALA COMUNIDADE: AGENTES DE CONTROLE DE VETORES.: TUDO CERTO E AINDA NÃO RESOLVIDO LEI COMPLEMENTAR Nº 2.480 DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 DISPÕE SOBRE O ADITAMENTO DE CONTRATOS ADMINISTRAT...

AGENTES DE CONTROLE DE VETORES.


TUDO CERTO E AINDA NÃO RESOLVIDO
 
LEI COMPLEMENTAR Nº 2.480
DE 21 DE OUTUBRO DE 2011
 
DISPÕE SOBRE O ADITAMENTO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARA A FUNÇÃO DE AGENTES DE CONTROLE DE VETORES.
 
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 186/2011, de autoria do Executivo Municipal e eu promulgo a seguinte lei:
 
Artigo 1º - A critério do Poder Executivo Municipal, os atuais contratos administrativos de agente de controle de vetores, celebrados no regime da Lei Complementar Municipal nº 1.340, de 07 de junho de 2002, independente do tempo de vigência, poderão ser aditados por até mais 02 (dois) anos, desde que não excedam o limite máximo de 06 (seis) anos, e persistam os motivos da contratação.
 
Artigo 2º - O aditamento previsto no “caput” do artigo 1º será aplicado também aos contratos cuja rescisão tenha ocorrido nos seguintes períodos:
 
I - de 18 de fevereiro a 30 de setembro de 2010, não beneficiados pela Lei Complementar nº 2185, de 27 de abril de 2007, até o limite máximo de 6 (seis) anos;
 
II - de 18 de julho de 2011 até o início da vigência da presente lei, pelo prazo que restar, até o limite máximo de 6 (seis) anos.
 
Parágrafo Único - Os contratados para a função de agentes de controle de vetores, cujo contrato administrativo seja aditado, receberão a remuneração correspondente ao período efetivamente trabalhado.
 
Artigo 3º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.
 
Palácio Rio Branco
 
DÁRCY VERA
Prefeita Municipal
 
JAMIL LOPES DE ALBUQUERQUE
Secretário Municipal de Governo
 
LAYR LUCHESI JÚNIOR
Secretário Municipal da Casa Civil
 
STENIO JOSÉ CORREIA MIRANDA
Secretário Municipal da Saúde
 
VERA LÚCIA ZANETTI
Secretária Municipal dos Negócios Jurídicos

domingo, 20 de novembro de 2011

FALA COMUNIDADE: Alguns comentários dos Agentes de Controle de Veto...

FALA COMUNIDADE: Alguns comentários dos Agentes de Controle de Veto...: WILTON GERSON ( Agente de Controle de Vetores) ORKUT wilton gerson AOS AMIGOS AGENTES DE VETORES;;O QUE EU FALO NA QUINTA...

Alguns comentários dos Agentes de Controle de Vetores sobre (Prorrogação de Contratos)

WILTON GERSON ( Agente de Controle de Vetores)   ORKUT
AOS AMIGOS AGENTES DE VETORES;;O QUE EU FALO NA QUINTA NÃO SE ESCREVE NA SEXTA E NEM MUITO MENOS NO SABADO;;DE QUE É ESTA FALA? jornal a cidade de ribeirão preto 19/11/2011. AGENTES TEMPORÁRIOS

PREFEITURA VOLTA A ADIAR RECONTRATAÇÃO
MAIS UMA VEZ A PREFEITURA ADIOU A DEFINIÇÃO DA SITUAÇÃO DOS AGENTES DE VETORES TEMPORÁRIOS,CUJOS CONTRATOS VENCERAM ANTES DO ADITAMENTOS REALIZADO PELA ADMINISTRAÇÃO,EM OUTRO. DIFERENTE DO QUE FOI ANUNCIADO NA ÚLTIMA SEMANA , NÃO HOUVE CONSULTA AOS TÉCNICOS DO TCE [ TRIBUNALDE CONTAS DO ESTADO],QUE ESTIVERAM, ONTEM NO PALÁCIO DO RIO BRANCO,PARA UMA VISITA DE ROTINA .O MOTIVO NÃO FOI INFORMADO PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO.
ENTRETANTO ,O EXCLUTIVO PLANEJA PARA A PRÓXIMA SEMANA UMA VISITA AO TCE,A FIM DE DEFINIR SE OS AGENTES QUE JÁ HAVIAM SIDO DISPENSADOS PODERÃO SER RECONTRATADOS SEM QUE A PREFEITURA INCORRA EM IMPROBILIDADE ADMINISTRATIVA OU QUE OS AGENTES FUTURAMENTE SEJAM OBRIGADOS  A DEVOLVER SEUS SÁLARIOS ¨TRATA-SE DE UMA VISITA CONSULTIVA PARA ADEQUAÇÕESDE TODOS QUE NÃO FORAM CONTEMPLADOS COM A NOVA LEI¨,FRISOU O SECRETÁRIO DE GOVERNO ,JAMIL ALBUQUERQUE.
ALEM DO SECRETÁRIO DA CASA CIVIL ,LAYR LUCHESI JUNIOR,QUE ACOMPANHA O CASO ,AGENTES DE CONTROLE DE VETORES DEVEM PARTICIPAR DA VISITA AO TCE .
PORÉM A REPRESENTANTE DA CATEGORIA , MARLY CARVALHO,DESCONHECIA A VISITA ATÉ  ONTEM A NOITE ¨A INFORMAÇÃO QUE TEMOS É QUE OS 31 AGENTES ,CUJOS CONTRATOS VECERAM ENTRE JULHO E OUTUBRO ,SERÃO CHAMADOS A PARTIR DA  PRÓXIMA SEMANA , E QUE A PREFEITA BUSCARÁ JUNTO AO TCE MEIOS DE SOLUCIONAR A SITUAÇÃO DOS 12 AGENTES QUE FICARAM DE FORA DA EMENDA 51 DE 2007.
VAMOS AGUARDAR¨DECLAROU.
AS ¨INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS¨FORAM LAMENTADAS PELO VEREADOR JORGE PARADA [PT] QUE ACOMPANHA TODA A NEGOCIA ÇÃO E SOLICITOU UMA REUNIÃO ENTRE OS AGENTES E A PREFEITA ,NO INÍCIO DA PRÓXIMA SEMANA .
¨RECEIO QUE NÃO SE QUEIRA DAR UMA SOLUÇÃO PARA ESSES AGENTES ,CUJA AFLIÇÃO ESTÁ PASSANDO PARA A GENTE .
SOUBE QUE ATÉ VAQUINHA ESTÃO FAZENDO ENTRE ELES PARA SUSTENTAR ALGUNS ¨ FRISOU......
                                 ADITAMENTO
                    EM OUTUBRO , A PREFEITURA CONSEGUIU UMA BRECHA
                    NA LEI PARA ADIAR O CONTRATO DE 128 AGENTES , MAS
                    ALGUNS AINDA PODEM FICAR DE FORA ...

                                             MONIZE ZAMPIERI ( Texto jornal A Cidade)
                                       
Comentários
MARLYCARVALHO Poesia Arte e Vida Pasmem Senhoras e Senhores, crianças e jovens! Isso é um absurdo!Embora esta informação esteja pra lá de desencontrada, foi obtida através da imprensa da prefeitura municipal para outra imprensa local. É bom que aconteça a visita no TCE e que os representantes legais da categoria estejam presentes e que DEIXEM ELES FALAREM ESCLARECEREM AS DÚVIDAS, então, poderemos publicar em todos os jornais o que realmente está por detrás desta celeuma. 
 
Conversa de Wilton Gerson:
ACREDITAR QUE OS CONTOS DE FADA SÃO COR DE ROSA , E QUE NEM TODA PRINCESA VIVE NUM PALÁCIO RIO BRANCO, ACREDITAR QUE TUDO VIRA REALIDADE NOS SONHOS ,E AO DESPERTAR NÃO PASSA DE CINZAS ,
E QUE NÍGUEM PODE DESTRUI ,A FÉ  E NEM MESMO  O DOM DE BUSCAR A FELICIDADE ,BRINCAR DE SER HEROINA MUITAS VEZ TRAZ CONSQUENCIA, QUE LEVAREMOS PARA SEMPRE EM NOSSA MEMÓRIA .
A VIDA NOS OFERECE TUDO AQUILO ,QUE PLANTAMOS , ASVEZES A NOSSA COLHEITA É FARTA , O QUE PLANTAMOS  ,AMANHÃ RECEBEREMOS DE VOLTA . O MUNDO É UM ESPELHO ,MUITAS VEZES REFLETE A REALIDADE QUE TENTAMOS ESCONDER ,  TUDO AQUILO QUE TENTAMOS ESCONDER , O VENTOS DESCOBRE , NEM MESMO O FUNDO DO MAR ,E´TÃO SEGURO ,O MUITOS TESOUROS VEEM A TONA ,
 A FORTALESA MUITAS VEZES É DERRUBADA COM UM SIMPLES VENTO.
NINGUÉM COLHE ROSA , DISTRIBUINDO ESPINHOS , NIGUÉM CONSEGUE ESCONDER A FACE ,QUANDO A TREVA  TEIMA EM CAÍR SOBRE A SUA CABEÇA , O VERDADEIRO MOSTRO SÓ SE MOSTRA  , QUANDO ENCONTRA SUA  PRESA ACUADA, AS VEZES CORRE  E´TÃO DIFICIL POR QUE A FERA FAMINTA NUNCA ESTÁ SOZINHA , ELA SEMPRE CERCA  SUA PRESA EM BANDO,O MOMENTO É DE ESPERA , ESPERA  POR QUE DESESPERAR É COISA DOS FRACOS ,MAS NEM MESMO OS FORTES SOBREVIVEM A TANTA ESPERA ,AMANHÃ QUEM SABE AO SOM DAS TROMBETAS ,  SEJA  TOCADO PELO MAIS SIMPLES SEVISAL , E TODA CIDADE SE JUNTARÁ  EM UM SÓ CORO, AMANHA SERÁ OUTRO DIA , HOJE SÓ NOS RESTA ,LAMENTAR A SUA DECISÃO.
EU DARIA TUDO PARA TER VOCE AO MEU LADO BRINDANDO A NOSSA  VITORIA , AFINAL VOCE TAMBÉM FAZ PARTE DESTE NOSSO CONTO DE FADA...... FALÇÃO AZUL ...... O AMANHÃ..................
Resposta de:
MARLYCARVALHO Poesia Arte e Vida Wilton, suas palavras exprimem uma realidade e uma prática tão ultrapassada onde alguns políticos insistem e usá-la. A tal prática chama-se: "Enrolar, empurrar com a barriga". Subestimam a capacidade de homens e mulheres trabalhadores e sobrestimam a capacidade de líderes energúmenos que ousam em ser, a meu ver, verdadeiros mentirosos. Mas, não estamos só, estamos em muitos solidários guerreiros e você pode acreditar que esta luta não se resume em perdas e nem prejuizos, esta luta mexeu com a vida de muitas pessoas dando a elas força para vencer resistindo sempre aos falsos líderes que surgem no meio do caminho. Neste caminho encontramos muitas pedras, mas guardamos todas e com elas vamos edificar o nosso futuro. Mas entenda que a luta só começou e há uma caminho muito longo e lindo pela frente. Obrigada por permanecer nesta luta!!! Fique na paz e na Luz sempre. segundos atrás

 
**Vanessa nega CONCORDO WILTON....EXISTEM TRES FRASES QUE SERVEM PRA QUALQUER MOMENTO DA VIDA!!! SÃO ELAS.................
SÓ COLHEMOS O QUE REALMENTE PLANTAMOS..........
NADA É TÃO PERFEITO QUE SE PODE ESCONDER ETERNAMENTE...........
A JUSTIÇA DOS HOMENS PODE TER FALHAS MAS AOS OLHOS DE DEUS NADA FICA EM VÃO!!!
É COM ESSAS FRASES QUE TENHO ESPERANÇA.....................
Ler comentário completo14:04

terça-feira, 15 de novembro de 2011

FALA COMUNIDADE: SEM OS AGENTES A DENGUE PODE VOLTAR!

FALA COMUNIDADE: SEM OS AGENTES A DENGUE PODE VOLTAR!: Bom dia. Todos nós sabemos que o ano passado sofremos com uma epidemia de Dengue. Neste momento está chovendo muito e o perigo é eminente....

SEM OS AGENTES A DENGUE PODE VOLTAR!

Bom dia. Todos nós sabemos que o ano passado sofremos com uma epidemia de Dengue. Neste momento está chovendo muito e o perigo é eminente. Estamos fazendo um apelo para todos os munícipes de Ribeirão Preto no sentido de nos ajudar a combater este mosquito. Além de cuidar de sua residência, olhando se tem algum recipiente com água parada e eliminá-lo sempre.
Sigam sempre todas as medidas preventivas orientadas pelos agentes de controle de vetores que visitam suas casas.
URGENTE: Informamos também, que estamos aguardando o retorno de mais de trinta agentes que não tiveram seus contratos renovados e que se eles não voltarem, fará uma grande diferença. Cada agente pode visitar em média 28 imóveis por dia e sem eles vocês podem fazer o cálculo de quantos imóveis não serão visitados. A prefeita está empenhada em resolver a questão, mas precisamos que toda a população faça o mesmo e peçam a ela que resolva isso logo.   São mais de trinta famílias esperando há quase três meses uma solução e merecem respeito e consideração, pois afinal de contas, dedicaram quatro anos ao trabalho salvando vidas. Façamos uma corrente e que seja de fato do Bem. Vamos nos unir nesta luta contra a Dengue e contra o Desemprego! Envie para todos os seus amigos, parentes e para quem você acreditar que ajudará nesta luta.
Sua campanha começa agora.  
Segue abaixo algumas informações e medidas no controle deste terrível mosquito.

DENGUE
O dengue é uma doença transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.
Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.
FEBRE AMARELA
O mosquito do dengue Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de um vírus chamado flavivirus que causa a febre amarela. No Brasil, a doença é endêmica nos Estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no território do Amapá.
Os sintomas da febre amarela são mal estar e febre alta. Estando com estes sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um médico pois a doença evolui rapidamente para náuseas, vômitos, hemorragias na boca, nariz e no aparelho digestivo, além da pele ficar com um tom amarelado (icterícia). A doença provoca lesões graves nos rins e fígado e pode levar a morte.
Quem viaja para regiões onde a doença é endêmica deve tomar vacina dez dias antes do embarque. A validade da vacina contra a febre amarela é de dez anos e ela pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde.
MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE MOSQUITOS
  1. Evitar água parada.
  2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
  3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
  4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
  5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
  6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
  7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
  8. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
  9. Não acumular latas, pneus e garrafas.
  10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
  11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
  12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
  13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
  14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
  15. Não cultivar plantas aquáticas.
Medidas preventivas para o Controle de Mosquitos - Fonte: CVS 09 de 16 de novembro de 2001.

domingo, 13 de novembro de 2011

E DEMAIS E ATÉ SOBRA

TUDO CERTO E NADA RESOLVIDO POR COMPLETO

O Projeto de Lei Complementar no. 186/11, do Executivo Municipal, sobre o aditamento de Contratos Administrativos de agentes de controle de vetores foi aprovado com emenda da Comissão de Redação, Justiça e Legislação. O projeto permite o aditamento dos contratos de trabalho dos agentes de vetores por mais dois anos. A emenda garante a recontratação de agentes demitidos desde 18 de julho de 2011 até a publicação da lei.  
 
Lembrando que a prefeitura considerou até o momento, a data da promulgação da referida lei. Portanto, aqueles que tiveram os contratos expirados antes do dia 21 de Outubro, estão na rua. Lembrando também que as emendas foram sollicitadas pelos agentes que sentiram-se prejudicados, isso é um direito democrático. Lembramos também que a prefeitura demorou demais para dar uma resposta à categoria. 
A cidade merece mais respeito e os trabalhadores também. Quinta-feira dia 16 de novembro de 2011 é o dia "D". Não da mais para aguentar!!! Eles, os agentes estão no limite!!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Celeumática Rosa

Como é complicado um governo que dificulta a vida de tantas famílias.
O pouco caso com a vida das pessoas é de deixar todos indignados.
Tanta enrolação para quê?
Qual a finalidade de dificultar?
Isso já é humilhação, desrespeito.
O direito a protestar é legal.
São tantos interesses...
É de uma maldade infame.
E de uma desinteligência brutal.
Como pode dizer que um Ser é Cristão se o que ele pratica é diabólico?
Que ipocresia e que ignorância.
Você não se envergonha quando olha no espelho
e nem quando olha o cricifixo pendurado.
Você não acredita na lei do retorno.
Você fede arrogância.
É tão pequeno o seu poder
Que não cabe na mão do mendigo.


















terça-feira, 25 de outubro de 2011

Acessar o link

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIo1RuHIhyphenhyphencmGF3ycw-rOguAbj38cyZ4_Q9u-ViPSyMuD35pgBeSzCN3io9xP-hnNrooqtVpUzyvQPfmBrrZkl_ENsyinEA1STCAQ-uz1uvj_zG8zYphDDiMQvD5rEg282Q_2pyzxqqFY/s1600/IMG_4349.JPG

FALA COMUNIDADE: Democracia e Transparência.

FALA COMUNIDADE: Democracia e Transparência.: Companheiros de LUTA! 20/10/2011 Andamos alguns passos, alcançamos uma oportunidade de seguir em frente. A prorrogação dos contratos do...

Democracia e Transparência.

Companheiros de LUTA!    20/10/2011

Andamos alguns passos, alcançamos uma oportunidade

de seguir em frente. A prorrogação dos contratos dos Agentes de Vetores

é apenas uma mostra de coragem, força, resistência, união e persistência.

camara e equipe Luta

Laércio Pires, Dorivaldo (Dodô) Ver. Dr: Jorge Parada,

Adelino, DR: Dalmo Mano, Ana clara, Rap, Higaschi,

Ver. Bertinho Scandiuzzi,Marly Carvalho, Angelo, Wilton,

Corina e todos os Agentes de Vetores.

Confiaça. (Gandhi)

Acredita em Ti Mesmo O homem converte-se aos poucos naquilo que acredita poder vir a ser. Se me repetir incessantemente a mim mesmo que sou incapaz de fazer determinada coisa, é possível que isso acabe finalmente por se tornar verdade. Pelo contrário, se acreditar que a posso fazer, acabarei garantidamente por adquirir a capacidade para a fazer, ainda que não a tenha num primeiro momento.

Mohandas Gandhi, in 'The Words of Gandhi'

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AO TRABALHO COMPANHEIROS!!!

Final Feliz!?!

É verdade que todos os Agentes de Controle de Vetores ficaram contentes com a prorrogação dos contratos por mais dois anos, mas é preciso continuar os estudos para encontrar a viabilidade jurídica para efetivá-los. Sabemos que também precisamos de um número maior de Agentes para realizar todas demandas de trabalho, mas enquanto esse aumento não aconteçe, vamos caminhando em busca de soluções. De qualquer maneira, somos todos gratos ao empenho de quem esteve sempre a favor do retorno e permanência dos colegas por mais dois anos.
Aguardamos a convocação para o retorno aos trabalhos o mais breve possível.

A LUTA CONTINUA! 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Projeto de Lei Complementar no. 186/11, do Executivo Municipal, sobre o aditamento de Contratos Administrativos de agentes de controle de vetores foi aprovado com emenda da Comissão de Redação, Justiça e Legislação. O projeto permite o aditamento dos contratos de trabalho dos agentes de vetores por mais dois anos. A emenda garante a recontratação de agentes demitidos desde 18 de julho de 2011 até a publicação da lei.  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aprovado o pedido de urgência especial para a votação do Projeto de Resolução que autoriza a formalização de consulta à Justiça Eleitoral sobre a realização de plebiscito a respeito do aumento do número de vereadores da Câmara de Ribeirão Preto. O projeto foi assinado por todos os vereadores. Com a aprovação da urgência, nesta terça, 18/10, o projeto deverá ser votado na próxima sessão ordinária, no dia 20 de outubro.  
A prefeita Dárcy Vera, acompanhada por vários secretários municipais, compareceu à Câmara, na sessão dessa noite, para anunciar o protocolo de projetos  para serem apreciados pela Casa de Leis. Um deles autoriza a celebração de convênio com o Tribunal de Justiça para implantação do Centro de Resolução de Conflitos do Estado de São Paulo, que deve amenizar o acúmulo de processos na Justiça. O outro projeto da executiva autoriza prorrogação dos contratos de trabalho com 112 agentes de vetores que trabalham no combate à dengue no município, um tema defendido por vários vereadores nos últimos meses. 

FONTE:
http://www.camararibeiraopreto.sp.gov.br/snoticias/i33principal.php?cat=62&id=1619

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O bambú enverga mas não quebra!

Um passso a cada centímetro...

ATENÇÃO COMPANHEIROS!!!   NESTA QUINTA-FEIRA ÀS 18HORAS, COMPAREÇAM À CÂMARA MUNICIPAL PARA ACOMPANHAR A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE PRORROGA OS CONTRATOS DOS AGENTES DE CONTROLE DE VETORES!
LEVE SUA FAMÍLIA E AMIGOS. GRATA. A LUTA É CONTÍNUA!  MARLY

Na última terça-feira, a prefeita muncipal entregou pessoalmente o porjeto de lei que prorroga os contratos dos Agentes de Controle de Vetores po mais dois anos. O projeto necessita de emendas e será voatad nesta quinta-feira.

domingo, 16 de outubro de 2011

FALA COMUNIDADE: De olho no Combate a dengue.

FALA COMUNIDADE: De olho no Combate a dengue.: As pesquisas são fundamentais, mas neste momento, as atitudes para eliminar criadouros com água parada são imprescindíveis! Novidades da c...

sábado, 15 de outubro de 2011

De olho no Combate a dengue.

As pesquisas são fundamentais, mas neste momento, as atitudes para eliminar criadouros com água parada são imprescindíveis!

 

Novidades da ciência: mosquito da dengue com bactéria impede transmissão da doença

Tamanho da letra: A- A+
Fonte: Dra. Julieta Ueta - julietarponline@gmail.com
Nova arma para combater a dengue
Estávamos em pleno inverno, ou melhor, a primavera começou outro dia, uma vez que já estamos em outubro. Os dias de calor neste período em muitas cidades paulistas são marcantes porque não é possível uma noite de sono tranquilo sem um eficiente sistema de condicionamento de ar, FRIO.
É o período para a prevenção de transmissão de doenças por mosquitos, pernilongos, etc. Alguns bairros estão infestados de insetos, mosquitos, pernilongos. Prevenção deve ser feita o tempo todo, o ano todo, não somente quando chegam as chances de maior transmissão, o tempo do calor ou das chuvas.
Por inúmeras razões não se realizam ações como se deve. E estamos sempre correndo atrás do prejuízo, apagando incêndios. A dengue tornou-se uma situação de calamidade pública em alguns locais, regiões. Ribeirão Preto, SP, bateu todos os recordes de casos de dengue neste ano.
A população espera por formas de combater a doença, mas mostra pouca co-responsabilidade e colaboração, principalmente de forma coletiva. Nosso jeito, nosso sistema de saúde, nosso combate ao mosquito deixam a desejar e o emprego de técnicas variadas que envolvem venenos, inseticidas ecológicos, borra de café, cravo da índia, etc. não apresentam resultados satisfatórios.


Campanhas: pontos de vista distintos
E ainda continuam as internações por dengue. Um caso aqui outro acolá. Isso significa que reduziu a transmissão, mas não desapareceu.
A grande novidade da ciência
O controle biológico é um recurso tecnológico que tem trazido sucesso no combate às pragas, reduzindo o consumo de produtos químicos. Um bio combatendo um outro bio ou um bio ajudando outro bio a combater. Manipulações genéticas ou organismos geneticamente modificados tem demonstrado sua utilidade social.
Uma novidade é o mosquito da dengue infectado com uma bactéria. De acordo com dois estudos científicos publicados no dia 24 de agosto último na conceituadíssima revista Nature uma bactéria inserida em mosquitos transmissores da dengue, ou seja, o Aedes aegypti, é capaz de impedir que as pessoas contraiam a doença. A bactéria chamada Wolbachia pode interromper a transmissão do vírus da dengue em mosquitos e invadir as populações selvagens de insetos carregando a doença. Os pesquisadores já tinham conhecimento de um fato: a bactéria Wolbachia é capaz de evitar infecções em mosquinhas, que ficam em frutas como bananas, conhecidas como Drosophila, muito usada em pesquisas ou experiências de laboratório. Isto quer dizer que Drosophila com estas bactérias eram protegidas de infecções por vírus.
Procurando aplicar este achado científico tão interessante, os pesquisadores tentaram com sucesso introduzir a bactéria em um mosquito transmissor de doença por vírus que atinge uma vasta população mundial: a dengue. É um vírus endêmico presente em mosquitos que se alastram ao longo dos trópicos, provocando febre alta, erupções cutâneas e dor nas articulações. Se não bastasse só isto, a versão hemorrágica da dengue pode matar.
Desta forma o mosquito Aedes infectado com a bactéria Wolbachia poderia ser usada para reduzir a exposição para os 2,5 bilhões de pessoas que vivem em regiões endêmicas (veja mapa), e poderia potencialmente ser aplicada a outras doenças transmitidas por mosquitos, como a febre amarela. Uma notícia especialmente interessante para o Brasil e principalmente para municípios como Ribeirão Preto, onde os casos de dengue alcançaram índices estratosféricos.
Os testes mostraram que omosquito Aedes aegypticom a bactéria Wolbachiase contaminava com o vírus transmissor da dengue, mas não passava o vírus para as pessoas. Os estudos mostraram que os mosquitos com a bactéria não conseguem transmitir a doença e assim as pessoas não ficam doentes.
Os estudos foram realizados por um grupo de pesquisadores liderados por Scott O'Neill, da Monash University da Austrália, onde existe um programa de combate à dengue (Eliminate Dengue Program). Também fazem parte do grupo pesquisadores de outros países, inclusive do Brasil. Luciano Moreira do Centro de Pesquisas André Rachou, da Fundação Osvaldo Cruz, em Minas Gerais faz parte do grupo.

Em estudo publicado em 2009 o mesmo grupo já havia mostrado que outra linhagem da bactéria causava noAedes aegyptios mesmos efeitos verificados no trabalho atual, mas dificultava a reprodução do inseto. Nem todos os ovos permaneciam intactos no ambiente como ocorre naturalmente e as larvas morriam antes de se desenvolverem. Isso impedia que a bactéria fosse transmitida para descendentes. Com isto ficava difícil manter este processo na natureza.
Segundo Moreira, ainda não se sabe por que aWolbachiabloqueia a capacidade dos mosquitos transmitirem o vírus da dengue. Como exatamente a bactéria Wolbachia consegue este feito no mosquito ainda não é claro. “Pode ser que haja uma competição em nível celular entre o vírus e a bactéria, presente desde o intestino até as glândulas salivares doAedes aegypti”, afirma. Complementa que “Além disso, o inseto com a bactéria tem a imunidade melhorada”.
Os pesquisadores descobriram que infectando mosquitos de laboratório com uma linhagem da bactéria Wolbachia reduzia a transmissão de dengue. Pode ser que a bactéria Wolbachia tome controle dos preciosos ácidos graxos (gorduras) que os vírus precisam para se multiplicar, ou que a bactéria deixa que o sistema imunológico reconheça o vírus. Os mosquitos resistentes alimentaram esperanças de que o método poderia ser usado para reduzir a propagação de doenças transmitidas por mosquitos no ambiente.
Segundo a revista The Scientist, Xi Zhiyong, um médico entomologista da Universidade Estadual de Michigan que não estava envolvido no estudo declarou que "Este é um grande passo e é muito emocionante". Enquanto mosquitos resistentes à doença foram criados em laboratório anteriormente, esta é a primeira vez que eles criaram raízes no campo.
No entanto, fazer com que a bactéria Wolbachia se estabeleça em uma população selvagem de mosquitos parece uma tarefa difícil. Wolbachia não se espalham a partir do ambiente, mas são herdadas de mãe infectada para os filhos através de células germinativas, disse O'Neill. Enquanto os pesquisadores podem infectar a primeira geração de mosquitos, injetando seus tecidos com a Wolbachia, sem ser capaz de infectar os ovos, as bactérias não seriam repassadas para sucessivas gerações, impedindo a sua propagação através da população.
Agora, O'Neill e seus colegas criaram um método que lhes permite infectar o tecido reprodutivo. A equipe cresceu Wolbachia em Drosophila, extraíu células infectadas e as multiplicou em cultura e em seguida as injetou em células germinativas em embriões de Aedes aegypti: o mosquito carrega o vírus da dengue. Mosquitos infectados em laboratório, desta forma não transmitiram dengue.

O estudo também mostrou que a bactéria é transmitida de geração em geração dosAedese que os mosquitos comWolbachiatêm vantagem reprodutiva sobre os demais. Significa que os mosquitos infectados poderão passar a Wolbachia para sua prole, sugerindo que as bactérias se espalhariam através de uma população de mosquitos se os insetos infectados forem soltos na natureza. Isto realmente aconteceu quando a equipe de pesquisa lançou mais de cem mil insetos infectados com Wolbachia em duas cidades perto de Cairns, na Austrália e após 10 semanas, a infecção com a bactéria começou a se espalhar, não a doença. Depois de alguns poucos meses, os mosquitos infectados expandiram seu alcance e entre 80% e 100% dos mosquitos capturados nas cidades carregavam a bactéria.
O fato curioso é que a fêmea com a bactéria é capaz de produzir ovos viáveis depois de cruzar com machos infectados ou não infectados pelaWolbachia. Já as fêmeas sem bactéria só conseguem se reproduzir quando cruzam com machos também não infectados. A tendência esperada pelos pesquisadores é que com o tempo a população de mosquitos com bactéria se torne predominante, reduzindo o risco de transmissão de dengue.

A habilidade de Wolbachia para espalhar resultou da manipulação do sucesso reprodutivo dos mosquitos: fêmeas não infectadas que acasalam com machos infectados produzem ovos não viáveis. Como as bactérias são transmitidas da mãe para a prole, esta tática essencialmente extermina a prole de não-infectados, enquanto os descendentes de fêmeas infectadas, que recebem as bactérias, sobrevivem. Ao longo do tempo, "indiretamente permite que as bactérias aumentem em freqüência de uma geração para a outra ", disse O'Neill. Ou seja, a cada geração de fêmeas viáveis o número de bactérias vai ser maior.
O estudo atual não pode avaliar se as taxas de dengue realmente reduziram porque os pesquisadores lançaram mosquitos infectados em uma região da Austrália que tem apenas surtos esporádicos da doença. Eles planejam testar a técnica em áreas como a Indonésia e o Vietnã, onde a dengue ocorre com mais freqüência, proporcionando uma medida mais confiável de mudanças na prevalência de dengue.
Luciano Andrade Moreira tenta agora obter apoio do Ministério da Saúde para realizar estudos com variedades do vírus da dengue comuns no Brasil e posteriormente pretende analisar os impactos de insetos inoculados com as bactérias soltos no ambiente.
Usando mosquitos infectados poderia oferecer uma maneira barata e sustentável para reduzir a transmissão da doença, que é importante porque muitas regiões endêmicas estão localizadas em países pobres, disse Xi. "Uma vez que você coloca os mosquitos no local, a bactéria pode se espalhar por si só," ao contrário de pesticidas, que necessitam ser reaplicados constantemente, disse ele.
Além disso, a estratégia apresenta pouco risco para o ambiente, O'Neill disse, porque a bactéria Wolbachia já habita naturalmente os organismos de cerca de 70 por cento de todos os insetos. Moreira explica que a bactéria inserida no mosquito não deve causar problemas ao ambiente nem às pessoas. Depois de quase dois anos testando diversas possibilidades na Austrália, onde exemplares foram soltos em campo, os pesquisadores não encontraram indícios de que a bactéria seja transmitida para animais que se alimentam dos mosquitos, como lagartixas ou aranhas, nem que saia com a saliva do mosquito ao picar as pessoas.
A equipe formada também por pesquisadores americanos e australianos, liderados por Scott O'Neill da Austrália, investiga desde 2005 essa estratégia. Para os primeiros cinco anos de trabalho, o grupo recebeu US$ 12 milhões, parte doada pela Fundação Bill & Melinda Gates, exatamente,o Bill Gates da Microsoft que criou uma Fundação para financiar projetos de impacto social.
Este método revolucionário também pode ser desenvolvido para reduzir a transmissão de outros vírus, e potencialmente até o parasita da malária que fica hospedado no mosquito Anopheles, Xi disse. Pesquisa já mostrou que a infecção por Wolbachia reduz a transmissão da malária entre os mosquitos Anopheles em laboratório, mas o truque está em fazer a bactéria ser transmitida de forma estável neste gênero como O'Neill e seus colegas fizeram com o Aedes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*   Por falar nisso, os Agentes de Controle de Vetores aguardam anciosos, a entrada do Projeto de Lei à Câmara municipal, para regularizar a situação desta categoria em Ribeirão Preto. Espera-se que a prefeitura envie  nesta próxima terça-feira  dia 18 de outubro de 2011, para que seja votado. 
Os trabalhadores agradecem e a população também.   (Marly)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ACV E ACS

                    Governo da Bahia - Site Oficial


   
   

Portal da Política Estadual para Desprecarização dos Vínculos de Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

   

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1- O que são os vínculos precários de trabalho?

São aqueles que não garantem aos trabalhadores o conjunto de direitos trabalhistas e previdenciários (aposentadoria, férias remuneradas, licença maternidade, entre outros).

2 - Quais os vínculos que garantem os direitos dos trabalhadores?

Os únicos vínculos trabalhistas que garantem os direitos dos trabalhadores são o Regime Estatutário e o Regime CLT (da Consolidação das Leis de Trabalho), conforme artigos 39 e 7º da Constituição Federal, respectivamente.

 3 - O que muda com a aprovação da Lei Federal 11.350 em 05 de outubro de 2006 que regulamenta a Emenda Constitucional nº 51/2006?

A Lei 11.350 disciplina a seleção pública para contratação de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias.

A Lei também estabelece que os Agentes devam ser contratados diretamente pelo município, passando a compor o seu quadro de pessoal, vedando a contratação temporária e a utilização do instituto da terceirização. Com isto, os agentes terão assegurados os seus direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.

 4 - O que o município deve fazer para cumprir a Lei Federal?

Todos os municípios precisam aprovar a Lei Municipal criando os cargos ou empregos públicos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no seu quadro da Administração Direta, efetivar os Agentes já concursados e em exercício no município e, depois, realizar o processo de seleção pública para provimento de novos cargos e/ou empregos, conforme o caso.

 

5 - O regime de trabalho definido pela Lei segue a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT ou é estatutário?

A Lei 11.350 permite que o município escolha o vínculo dos agentes. A lei municipal é que deve trazer esta definição. Caso o município escolha o regime CLT ele vai criar empregos públicos. Caso escolha o regime estatutário, vai criar cargos públicos.

Entretanto, informamos que o Supremo Tribunal Federal deferiu a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 2135, que impede a aprovação de Lei Municipal, a partir de 02 de agosto de 2007, que não seja no Regime Jurídico Único (Estatutário). 

6 - O que acontece com os agentes que já estão trabalhando?

A Lei Federal 11.350/06 estabelece que os agentes que estão exercendo atividade profissional e que passaram por anterior processo de seleção pública são dispensados de passar por novo processo de seleção. Neste caso, eles podem integrar o quadro da administração direta do município por ato do poder executivo após aprovação da lei municipal criando os cargos ou empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias. Para efeito de dispensa de nova Seleção Pública será necessário documento comprovando que esta foi realizada atendendo aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

 Os Secretários de Estado da Saúde vem fornecendo aos gestores municipais a certificação das Seleções Públicas realizadas pela SESAB desde 1991.

7 - E o que acontece com os agentes que não passaram por seleção pública anterior?

Eles poderão permanecer em atividade, devendo deixar o serviço público municipal assim que for concluído o processo seletivo público. Neste caso, eles podem concorrer às vagas mediante participação na seleção pública.

9 - A SESAB continuará participando do processo de seleção pública dos agentes comunitários de saúde como em anos anteriores?

Sim, mas deve-se salientar que a Seleção Pública é um ato do Poder Executivo Municipal. A SESAB dará o apoio técnico e logístico para realização das Seleções Públicas de Agentes. E por definição da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) estará organizando os processos seletivos para novos ACS e ACE.

 10 - E como ficará a seleção dos agentes de combate às endemias? A SESAB também vai apoiar?

Para as próximas seleções públicas de agentes de combate às endemias a SESAB dará apoio técnico e logístico para os municípios que solicitarem e organizará os processos seletivos conforme decisão da CIB.

 11 – Como será a Seleção Pública de ACS e ACE?

A Seleção realizada com o apoio da SESAB será feita em duas etapas.

1º etapa: 1ª fase, tem caráter eliminatório e classificatório. Será aplicada uma prova objetiva com 20 questões. Os candidatos que obtiverem nota menor do que 5,0 (cinco) serão eliminados. Todos os candidatos com nota igual ou maior que 5,0 (cinco), passarão para a 2ª fase.

1º etapa: 2ª fase, tem caráter classificatório. Serão avaliados os títulos apresentados pelos candidatos em relação à experiência anterior como ACS e à participação em treinamentos/capacitações específicos para ACS.

O cálculo da nota da 1ª etapa será:

[(nota da 1ª fase X 6) + (nota da 2ª fase X 4)]/10

Na 2º etapa, de caráter eliminatório. Para vagas de titular, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior nota na 1ª etapa. Para vagas de reserva técnica, serão convocados 2 (dois) candidatos com maior nota na 1ª etapa. Esses candidatos participarão do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, de 40 horas, e, considerando que obtiveram aproveitamento aqueles com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco) da carga horária do Curso e com nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na avaliação objetiva que responderão no último dia do Curso.

Somente os ACS e ACE que obtiverem aproveitamento ao final do Curso serão contratados ou tomarão posse.

13 - Qual o valor do salário que os agentes devem receber? Quais os direitos que os agentes passam a receber?

O município tem autonomia para definição dos salários. No entanto, deve-se observar que em hipótese alguma o poder público municipal poderá estabelecer padrão salarial inicial inferior ao salário mínimo nacional.

De acordo com o regime escolhido pelo município (estatutário ou CLT) os Agentes passarão a ter diversos direitos trabalhistas e previdenciários (férias, 13º salário, licença maternidade, entre outros).

 14 - E quanto aos deveres dos agentes?

Os deveres dos agentes são aqueles vinculados diretamente ao exercício de suas atribuições específicas tal e qual definidas na Lei Federal 11.350/2006 e os definidos genericamente no  Estatuto dos servidores públicos civis do Município, que são de observância obrigatória para todos quantos prestam serviço para o Poder público.

Para aqueles que estão submetidos ao regime do emprego público são  aqueles  estabelecidos na   Consolidação das Leis do Trabalho, especialmente  o  cumprimento da carga horária e das suas atribuições profissionais, entre outros que venham a lhes ser delegados conforme desenvolvam ações específicas.

 15 - Caso o agente de endemias execute função de supervisão haverá algum acréscimo sobre o valor do salário?

Os agentes de combate de endemias que atuarem nas funções de supervisor geral e supervisor de área poderão receber um adicional remuneratório sobre o salário base desde que definido e autorizado por ato do poder executivo municipal.

 16 - Qual a jornada de trabalho que deve constar no Projeto de Lei municipal?

Cada município tem autonomia para definir a jornada de trabalho, respeitando-se a legislação em vigor. No entanto, a Portaria nº 648/2006 do Ministério da Saúde, que define a Política Nacional da Atenção Básica, exige a carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, incluindo os agentes comunitários de saúde. O financiamento do incentivo federal à equipe de saúde da família está condicionado ao cumprimento desta carga horária.

17 - Há algum prazo para que os municípios aprovem a Lei Municipal regularizando a situação dos agentes?

Por enquanto a SESAB não estabeleceu nenhum prazo limite. No entanto, considera-se essencial para o desenvolvimento do sistema municipal de saúde e para a manutenção das ações de prevenção e controle de doenças a regularização imediata dos vínculos de trabalho dos agentes.

Os Municípios que primeiro regularizarem a situação dos Agentes, logo serão beneficiados com o Curso de Formação Técnica para os Agentes Comunitários de Saúde. Este curso é promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis da SESAB e é voltado para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Bahia. No entanto, terão prioridade para o curso os municípios que aprovarem a Lei Municipal.

Os Agentes de Combate às Endemias participarão de Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, após o qual serão treinados pelas respectivas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), sob coordenação técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) conforme as especificidades do perfil epidemiológico do município e da região. Também terão prioridade para a realização deste curso os municípios que regularizarem a contratação do ACE.

Finalmente, cumpre salientar, que a manutenção dos vínculos dos ACS e ACE com violação às prescrições da Emenda Constitucional n. 51/2006 e da Lei 11.350/2006 importa violação ao art. 37, I e II da Constituição Federal/88  podendo  ensejar ações do Ministério Público da União e do Estado, com as conseqüências previstas no art. 37, parágrafos 2º e 4º do diploma constitucional, sem prejuízo  da aplicação de outras sanções cíveis, penais e administrativas aplicáveis à espécie.

 18 - A expansão da estratégia saúde da família nos municípios depende da regularização do ACS?

Sim. Diversas micro-áreas de Equipes de Saúde da Família estão descobertas (sem Agentes Comunitários de Saúde). Muitos municípios querem implantar novas Equipes de Saúde da Família. Para ambas as situações há a demanda de seleção de novos Agentes Comunitários de Saúde e para isto é necessário ocorrer a regularização dos Agentes com a aprovação da Lei Municipal. Assim, a demora em regularizar a situação dos Agentes prejudicará a população.

19 - Quem assumirá as despesas para desprecarização dos vínculos de trabalho?

As despesas decorrentes da incorporação dos Agentes admitidos mediante processo seletivo público até a data da promulgação da Emenda Constitucional nº 51/2006, ao quadro suplementar do quadro de pessoal das Secretarias Municipais de Saúde deverão constar do orçamento do município, devendo o chefe do poder executivo buscar autorização legislativa para abertura dos créditos adicionais quando necessários.

 Ressaltamos que o Ministério da Saúde reajustou em 40% o valor do incentivo ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde, repassado aos municípios fundo a fundo de acordo ao número de ACS cadastrados no CNES, como forma de estimular a desprecarização dos vínculos desses trabalhadores.

20 - Onde posso buscar mais informações sobre a Política Estadual?

A SESAB, através de sua Diretoria de Atenção Básica - DAB, mantém esta página na Internet com informações mais detalhadas, bem como informações atualizadas da situação de cada município da Bahia e pela DIVEP, na página da Entomologia, onde se encontrarão os documentos institucionais sobre o assunto e outras de interesse dos municípios e dos Agentes de Combate às Endemias. Para tanto, será necessária a participação das secretarias municipais de saúde enviando para a DAB e DIVEP estas informações.

 DAB:  www.saude.ba.gov.br/dab

DIVEP/Entomologia: www.entomologiabahia.com/dengue   (temporário)

Os telefones de contato são:

DAB: (71) 3115-4162 / 4198

DIVEP: (71) 32705846/ 5707/ 5821

   

Apresentação

Composição do GT

Respostas às perguntas mais frequentes

Seleção ACS 2010

Legislação

Situação dos Municípios

Contatos

*****
PÁGINA NÃO AUTORIZADA
*****
(http://www1.saude.ba.gov.br/dab/acs/faq.asp)
*****

acessos desde
16/05/2007
( 30acessos diários)

 

 

 

 

 

 
   

terça-feira, 4 de outubro de 2011

TRABALHADOR MERECE RESPEITO!

AGENTES DE CONTROLE DE VETORES DE RIBEIRÃO PRETO.

No último dia 29 de setembro, os agentes foram recebidos na prefeitura, pelo vice-prefeito Marinho Sampaio, onde foi anunciado a solução para os Agentes de Controle de Vetores. Todos os Agentes (vetores) que protocolaram os pedidos, terão seus contratos prorrogados por mais dois anos. Aguardamos o encaminhamento à Câmara Municipal para votação e resolver de vez esta situação. Não é a melhor solução, mas a luta continua!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FALA COMUNIDADE:  FICAR ATENTO PARA NÃO SER ENGANADO   EM SUAS REIV...

FALA COMUNIDADE: FICAR ATENTO PARA NÃO SER ENGANADO EM SUAS REIV...: FICAR ATENTO PARA NÃO SER ENGANADO EM SUAS REIVINDICAÇÕES, NECESSIDADES ENFIM, EM SUA VIDA. INTRODUÇÃO DESCRITIVA DA ARMA SILENCIOSA ...
 FICAR ATENTO PARA NÃO SER ENGANADO 
 EM SUAS REIVINDICAÇÕES, NECESSIDADES  ENFIM,  EM SUA VIDA.

INTRODUÇÃO DESCRITIVA DA ARMA SILENCIOSA
 
Tudo que é esperado de uma arma ordinária é esperada de uma arma silenciosa pelos seus criadores, mas se diferenciam somente pela sua maneira de funcionamento. Essas armas disparam situações em lugar de balas; propulsadas por processamento de dados, em vez de reação química (explosão); originando de bits de dados, em lugar de grãos de pólvora; de um computador, em vez de uma arma; operada por um programador de computador, em lugar de um atirador; sob as ordens de um magnata bancário, em vez de um general militar.
Evidente que não faz qualquer barulho explosivo, não causa aparentes danos físicos ou mentais, e obviamente não infere com a vida social cotidiana de alguém. Todavia, aquilo faz um "barulho" claro, danos físico e mental, e interfere claramente com a vida social cotidiana, p.e., claro para um observador treinado, que sabe o que mirar e observar atentamente. O público não pode compreender essa arma, e, portanto, não pode acreditar que eles estão sendo atacados e subjugados por uma arma.
O público poderia instintivamente sentir que algo está errado, mas porque a natureza da arma silenciosa é técnica, eles não podem expressar seus sentimentos em via racional, ou tocar o problema com inteligência. Portanto, eles não sabem como pedir ajuda, e não sabem como se associar com outros para se defender contra isso.
Quando uma arma silenciosa é aplicada gradualmente, o público se acomoda ou se adapta a sua presença e aprende a tolerar sua intrusão em suas vidas até que a pressão (psicológica via econômica) se torne tão grande que eles jogam a toalha. Portanto, a arma silenciosa é um tipo de guerra biológica. Ela ataca a vitalidade, as opções, e a mobilidade dos indivíduos de uma sociedade, conhecendo, entendendo, manipulando e atacando suas fontes de energia natural e social, e suas forças e fraquezas físicas, mentais e emocionais. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Noam Chomsky – “Armas silenciosas para guerras tranquilas”.

O papel da comunicação na transfiguração de uma sociedade através da influência nos media, controlada e controlados sabe-se lá por quem! É um pouco longo mas vale a pena ler e tentar chegar a algumas conclusões!
O linguista americano Noam Chomsky (MIT) elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da comunicação social E NÃO SÓ:
1- A ESTRATÉGIA DA DISTRACÇÃO.
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distracções e de informações insignificantes. A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir o povo de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área das ciências, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à quinta como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’)”.
2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado “problema-reacção-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reacção no público, a fim de que este tenha a percepção que participou nas medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público exija novas leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, durante anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários baixíssimos, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é aplicado imediatamente. Segundo, porque o público – a massa – tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá vir a ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o momento.
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO SE DE CRIANÇAS SE TRATASSEM.
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entoação particularmente infantis, muitas vezes próximos da debilidade mental, como se cada espectador fosse uma criança de idade reduzida ou um deficiente mental. Quanto mais se pretende enganar ao espectador, mais se tende a adoptar um tom infantilizante. Porquê? “Se você se dirigir a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a dar uma resposta ou reacção também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.
6- UTILIZAR MUITO MAIS O ASPECTO EMOCIONAL DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do discurso emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e pôr fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para incutir ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…
7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de eliminar (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’)”.
8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover no público a ideia de que é moda o facto de se ser estúpido, vulgar e inculto…
9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência da sua inteligência, de suas capacidades, ou do seu esforço. Assim, ao invés de revoltar-se contra o sistema económico, o indivíduo autocritica-se e culpabiliza-se, o que gera um estado depressivo, do qual um dos seus efeitosmais comuns, é a inibição da acção. E, sem acção, não há revolução!
10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.
No decorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado um crescente afastamento entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos sobre si próprios.